Massagem Oriental - TUI NA
TUI-NA é o nome pelo qual é conhecida a técnica de massagem terapêutica Chinesa.
Através dos diferentes manuseamentos
permite-nos desbloquear a circulação de energia assim como, estimular os pontos
situados ao longo dos trajectos dos canais energéticos (meridianos) que passam
pelo corpo humano sem a utilização de agulhas (Acupunctura).
A massagem Tui Na actua no sistema nervoso, reprodutor, digestivo, circulatório, trazendo benefícios aos tecidos cutâneos, à circulação sanguínea, bem como a toda a estrutura óssea. Assim, toda a saúde emocional, mental e física do indivíduo acaba por sair privilegiada com este tratamento.
Efeitos da Massagem Tui Na
A Massagem terapêutica Chinesa visa encontrar o equilíbrio e harmonia entre os órgãos de forma a manter um bom estado de saúde integral do indivíduo.
Na antiguidade chinesa, o povo da China, através da prática da massajem concluiu que o simples tocar, pressionar e golpear as partes afectadas do corpo, poderia ser muito útil no tratamento e alivio da dor. Sobre esta base, foi efectuado um esforço para estudar cientificamente estes efeitos.
Nos períodos Yin e Shang (1600-1100 a.C.), o "Anmo" ( termo comum nesse tempo) converteu-se numa técnica muito popular para prevenir e tratar doenças durante os períodos da Primavera e do Outono. Nos Estados Guerreiros (770-221a.C.) A terapia de Tui Na apareceu pela primeira vez nos trabalhos médicos, onde as técnicas e indicações foram explicadas com maior detalhe. Também foram descritos fórmulas medicinais para serem utilizados em conjunto com o Tui Na. Na China, a referência médica mais antiga foi Wushier Bingfang (52 prescrições), texto, que com muito engenho descreveu uma grande quantidade de terapias de Anmo, que eram usadas para tratar uma extensa variedade de doenças que requeriam mais destreza.
Durante os períodos das dinastias Qin e Han (221-220 d.C.), pela primeira vez foi mencionado claramente o An Mo como uma técnica terapêutica no tratado médico Huangdi Neijin (Clássico Interno do Imperador Amarelo). È neste tratado onde também pela primeira vez se faz referência aos princípios terapêuticos do Tui Na. Este trabalho, consolida os fundamentos para a formação do sistema de Tui Na.
Durante o mesmo período, também foi compilado o primeiro livro especializado em Tui Na: o Hunagdi Qibo Shijuan ( Dez Volumes de Huangdi e Qibo sobre massagem).
Nas dinastias Wei, Jin, Sui e Tang (220-907 d.C.), foi constituído um departamento especial de Tui Na, com um médico especializado nesta terapia. Na dinastia Sui (581-618d.C.), foi criado pela primeira vez o título de Doutor em Tui Na, e na dinastia Tang (618-907d.C.), os praticantes de Tui Na foram classificados com diferentes graduações, Ex; Doutor, Técnico e manipulador. Portanto a terapia de Tui Na foi amplamente aplicada dando origem ao ensino oficializado e organizado do An Mo. Durante este período houve um grande impulso desta técnica o que fez com que esta terapia se desenvolvesse imenso. O grande trabalho médico Zhubing Yuanhou Lun (Etiologia e Sintomatologia de Doenças) escrito na mesma época, descreveu o An Mo em cada um dos seus volumes. Por volta desta época, a terapia de An Mo expandiu-se para o Japão, Coreia e Índia.
No período da dinastia Song, Jing e Yuan (960-1360 d.C.), a terapia de An Mo foi levada em conta amplamente, realizando-se mais sistematicamente e desenvolvendo-se ainda mais. Além das doenças comuns, existe evidências escritas de que na dinastia Song, o An Mo foi utilizado em partos. Esta técnica de Massagem também cresceu na área da promoção da saúde e prevenção de doenças. O Livro Shenji Zonglu (Colecção Geral para o Sagrado Alivio) escrito durante a etapa mais tardia da dinastia Song, foi também conhecido por descrever os métodos para a preservação da saúde e resumir um grupo de técnicas de Anmo efectivas para a auto - preservação da saúde.
Durante as dinastias Ming e Qing, o Tui Na desenvolveu-se rapidamente aparecendo um grande número de trabalhos acerca desta técnica. Os exemplos incluem Xiaoer Anmo Jing (Clássico de Tuina para Crianças), Xiaoer Tuina Mijue (Segredos de Tuina e Obervação de Pulso para Infantis), Xiaoer Tuina Fangmai Huoying Mizhi Quanshu (segredos de Tuina e Observação do Pulso para Crianças), e Xiaoer Tuina Zhilu (Anotações de Tuina Infantil). Na dinastia Qing, resumiu-se ao tratamento para as lesões traumáticas. O Livro Yizong Jinjian (Espelho Dourado da Medicina) enumerou as técnicas de Mo (acariciar), Jie (voltar a unir), Duan (Colocar), Ti (Levantar), An (Pressionar), Mo (Agarrar Circularmente), Tui (Empurrar), e Na (agarrar) como as oito técnicas manuais aplicadas nos traumatismos.
Desde a fundação da nova China, o Tui Na tem vindo a desenvolver-se numa nova etapa, formando um completo sistema de tratamento médico de ensino e de investigação. Com as novas descobertas tecnológicas e com um vasto interesse de intercâmbio internacional, a terapia de Tui Na, continua a desenvolver-se a um passo veloz.